O Turismo Industrial Criativo em São João da Madeira é um conjunto de Rotas de Experiência que complementam a oferta de visitas ao património industrial local e à indústria viva. Inspirada por modelos de participação colaborativa, o presente produto turístico proporciona aos visitantes a oportunidade de vivenciar o quotidiano da localidade, vincadamente, marcada pela indústria, onde a um sólido tecido industrial tradicional se juntam hoje às indústrias tecnológicas e criativas, num ambiente culturalmente e artisticamente estimulante.
As Rotas de Experiência organizam-se em cinco segmentos – Indústria, Criatividade, Arte/Património, Gastronomia e Ambiente –, capazes de proporcionar aos visitantes um conjunto atividades várias. Nestas atividades a partilha e a construção de relações de colaboração entre locais e visitantes acontecem espontaneamente.
MARCAÇÕES | As atividades estão sujeitas a marcação prévia através do preenchimento do formulário de pedido de visita.
O Laboratório Colaborativo de Robótica da CEI foi o primeiro laboratório colaborativo dentro da rede escola-empresa, promovida pela Associação Comercial e Industrial de S. João da Madeira em parceria com a comunidade escolar e empresarial e o Turismo Industrial em S. João da Madeira, e pretende proporcionar uma experiência e aprendizagem prática com robôs.
Este laboratório pretende proporcionar uma experiência e aprendizagem prática relacionada com a tecnologia de refrigeração doméstica, eletrodomésticos e robôs domésticos
Na experiência Roteiro das Profissões, o grupo é dividido em subgrupos que vão visitar, à vez, cada uma das secções do processo produtivo em pleno chão de fábrica. No final irão debater sobre as várias secções da fábrica e escolher qual a preferida.
Seleção de imagem, digitalização, passagem de fotolito, abertura de quadro e várias técnicas de impressão serigráfica. Tudo para serigrafar por um dia.
De uma experiência de visita à fábrica, onde o processo de fabrico do lápis é explorado o turista é convidado a entrar numa experiencia contínua de experimentação de vários materiais.
Neste workshop o participante vai ter a experiência de pasteleiro em contexto real de trabalho e poderá transformar a massa de bolinhos com formas identitárias da cidade, como os caraterísticos sapatos, chapéus, coelhos ou mesmo as nossas rodas dentadas. O processo termina num delicado mergulho em chocolate derretido.
No primeiro sábado de cada mês, o Parque do Rio Ul convida o público em geral a participar no "Ciclo do Pão", uma oficina que inclui visitas guiadas e produção de "broa de milho", recorrendo aos métodos tradicionais utlizados nos tempos em que S. João da Madeira era uma localidade onde predominava a agricultura.
Através desta atividade podem reutilizar o papel que já não é utilizado e transformar em novas folhas de papel reciclado ou em pequenas lembranças para oferecer. Assim protegem as árvores e poupam água!
Face à crescente preocupação que existe com este grupo de seres vivos, cuja diversidade está a diminuir a um ritmo avassalador, e com recurso a elementos naturais recolhidos no parque, convidamos miúdos e graúdos a construir um “mini” hotel para insetos para levar para casa e assim, com um simples gesto, conservar a biodiversidade local e promover o aparecimento de insetos benéficos em zonas urbanas.
Nesta visita guiada vai descobrir a origem das plantas e aprender a identificar as principais espécies exóticas invasoras presentes no Parque do rio Ul. Depois de corretamente identificadas vai proteger o Parque com uma ação de controlo e contribuir assim para a proteção da biodiversidade local!