Com cerca de 200 inscrições, o evento foi organizado pelo representante nacional da European Route of Industrial Heritage (ERIH), um Itinerário Cultural do Conselho da Europa, certificado desde 2019, e integrou várias entidades públicas e privadas, parceiras da rede nacional de Turismo Industrial, entre as quais o município de S. João da Madeira.
Instalações da antiga metalúrgica Oliva recebem congresso sobre património industrial.
Evento decorreu na Oliva Creative Factory, encerrando as comemorações do 11.º Aniversário do programa de Turismo Industrial de S. João da Madeira.
Com intervenções de representantes de várias instituições ligadas à gestão e manutenção do património industrial em Portugal, o CONGRESSO ERIH PT23 decorreu na Sala dos Fornos da Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira (segunda-feira, dia 30, e terça-feira, 31 de janeiro).
A autarquia sanjoanense foi também uma das instituições que apoiou a realização do congresso, durante o qual as atenções de quem participa estiveram centradas nos esforços empreendidos por vários sítios com história industrial em Portugal para ativar essa memória e essa cultura.
Assim, de acordo com informação da ERIH PORTUGAL, “Foram apresentadas soluções em fase experimental ou já implementadas”, de forma a transmitir “uma visão geral das soluções atuais já testadas, tais como a digitalização, a patrimonialização, as exposições interativas, as experiências locais participativas, entre outras”.
Subordinado ao tema “Memória Industrial – Os Novos Desafios na Salvaguarda”, o congresso procurou dar resposta a questões relacionadas com a diversificação e atração de públicos, bem como com os processos de atualização no que respeita à linguagem, à programação, às ferramentas, à mediação, às novas tecnologias ou mesmo à própria definição dos circuitos de visita.
S. João da Madeira, 24 de janeiro de 2023