Inaugurações na sexta-feira, 11 de outubro, Dia do Município
Novas exposições de chapéus e calçado nos museus de S. João da Madeira
Trabalhos da designer Marianne Jongkind e do artista plástico Costa Magarakis ficam patentes no Museu da Chapelaria e no Museu do Calçado, respetivamente
Nesta sexta-feira à tarde, 11 de Outubro, feriado municipal de S. João da Madeira, assinalam-se os 93 anos da Emancipação Concelhia sanjoanense, data em que são inauguradas novas exposições no Museu da Chapelaria (15h30) e no Museu do Calçado (16h30), com trabalhos de Marianne Jongkind, designer holandesa, e Costa Magarakis, artista plástico grego, que se apresentam em Portugal pela primeira vez.
São mostras que dão continuidade ao ciclo temático “Criar entre Mundos. Da Cabeça aos Pés”, que marca a programação do corrente ano daqueles equipamentos culturais do município, colocando em evidência os universos criativos que caracterizam a obra dos autores convidados.
Assim, através das exposições “Marianne Jongkind. 55 anos de alta costura” e “Costa Magarakis. (Im)possibilidades fantásticas” esta será uma ótima oportunidade o público visitar o Museu da Chapelaria e o Museu do Calçado, descobrindo as histórias e universos criativos de dois grandes artistas internacionais.
Marianne Jongkind é, de acordo com a diretora dos dois museus sanjoanenses, “uma das mais reconhecidas e talentosas designers de chapéus da Holanda”, que assume a arquitetura como a sua “principal fonte de inspiração”. Quanto a Costa Magarakis, trata-se de “um escultor e um extraordinário contador de histórias” através da sua arte, como salienta Joana Galhano.
As exposições vão ficar patentes em S. João da Madeira, até 3 de maio de 2020. O horário de abertura do Museu da Chapelaria e do Museu do Calçado, ambos localizados na Rua Oliveira Júnior, é o seguinte:
– de terça-feira a sexta-feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00;
– ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00;
– ao domingo, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.
Encerram à segunda-feira.
S. João da Madeira, 8 de outubro de 2019