As ações práticas realizadas no laboratório colaborativo de robótica industrial, no âmbito da formação 6113 Robótica, ao longo de 2023, envolvendo mais de 400 participantes, proporcionaram experiências inovadoras e profundas de aprendizagem imersiva em robótica industrial e colaborativa, dentro de um ambiente industrial real de chão de fábrica.
O objetivo principal foi estimular a aplicação prática do conhecimento e promover uma compreensão mais profunda de conceitos, contribuindo significativamente para a melhoria das competências dos participantes e incentivando a inovação na aprendizagem.
Os benefícios para a CEI, empresa acolhedora do laboratório, incluíram:
✅ A promoção direta junto dos jovens e de futuros colaboradores, não precisando de os procurar no mercado;
✅ A partilha com os visitantes da cultura de local de trabalho saudável e produtivo, atraindo futuros colaboradores;
✅ O desenvolvimento das competências técnicas, colaboração e comunicação dos seus colaboradores;
✅ A empresa não realizou investimentos adicionais com o laboratório, pois aproveitou os recursos já existentes e que partilha com a comunidade, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 – Educação de Qualidade e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
✅ A promoção deste espaço do laboratório para formação de clientes e fins comerciais.
Os benefícios para a comunidade envolvente foram a promoção de amplas parcerias e redes locais e regionais com:
✔️ Escolas e empresas da região;
✔️ A ACIsjm – Associação Comercial e Industrial Associação Comercial e Industrial São João da Madeira (promotora da iniciativa)
✔️ O Turismo Industrial de São João da Madeira Turismo Industrial em S. João da Madeira e a Junta de Freguesia Junta de Freguesia de São João da Madeira responsáveis pela logística, transporte e check-in dos participantes
O laboratório colaborativo de robótica faz parte de uma rede de 3 laboratórios instalados em empresas da região, promovida em colaboração com a ACIsjm – Associação Comercial e Industrial São João da Madeira.