Até 12 de dezembro, está patente ao público, na Torre da Oliva, a exposição “O Vouguinha e a icónica Linha do Vale do Vouga”, promovida pela Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) e pelo Município de S. João da Madeira.
Esta exposição tem como objetivo a dinamização, promoção e salvaguarda futura da Linha do Vouga, abordando temáticas: como a construção da linha, os diferentes comboios que circularam nesta linha, a inovação no Vale do Vouga e o futuro da linha. As peças foram cedidas pelo Museu Nacional Ferroviário.
Todos destacaram a importância da Linha do Vouga para a região, tanto numa perspetiva histórica – ou não se tratasse de uma ferrobia que está a completar 114 anos -, como em termos de futuro, até pelo facto de o comboio ser apontado como um meio de transporte com uma maior eficiência no uso da energia e menor impacto ambiental.
Não faltam, por isso, argumentos à região para lutar pela reabilitação da Linha do Vouga, um processo que tem estado no centro das atenções e da ação dos autarcas da AMTSM Esta exposição insere-se no “À Volta do Vale das Voltas – Programa Integrado de Dinamização Intercultural das Terras de Santa Maria”, cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
A entrada é gratuita, sendo o horário de abertura ao público o seguinte:
Segunda a Sexta | 09h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30
Sábado e Domingo | 10h00 – 12h30 e 14h00 – 17h30