Em 2018, o Turismo Industrial de São João da Madeira foi convidado pela Delegação de Espanha do Turismo de Portugal a associar-se à exposição internacional “Pessoa. Toda a Arte é uma Forma de Literatura”, patente no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madrid, de 7 de fevereiro a 7 de maio desse ano. Esta exposição, organizada em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, destacou a influência de Fernando Pessoa nas vanguardas artísticas portuguesas do início do século XX.
Reconhecendo o chapéu como um adereço indissociável da imagem icónica do poeta — e simultaneamente como um produto emblemático da tradição industrial sanjoanense — o Turismo Industrial respondeu a este convite com a criação de 50 réplicas autênticas do célebre chapéu de feltro, produzidas com todo o rigor artesanal pela empresa FEPSA (Fábrica de Espelhos e Feltros de São João da Madeira), uma das parceiras dos Circuitos pelo Património Industrial.
Estas réplicas foram oferecidas ao museu e às entidades envolvidas, demonstrando a mestria e o saber-fazer que distinguem São João da Madeira como capital nacional do chapéu e referência no turismo industrial criativo.
Mais do que uma ação simbólica, este projeto afirmou-se como um gesto de diplomacia cultural e valorização da memória coletiva, cruzando literatura, património e produção contemporânea, e projetando além-fronteiras o melhor da identidade produtiva sanjoanense.
Atualmente, a réplica do chapéu de Fernando Pessoa é também utilizada como elemento de promoção turística do território de São João da Madeira, refletindo a capacidade da cidade em aliar tradição, criatividade e excelência industrial numa peça icónica que homenageia a cultura portuguesa e a identidade local.
Projeto promovido pelo Turismo Industrial de São João da Madeira
Em colaboração com a empresa FEPSA
Ler noticia (aqui)