No âmbito das comemorações do 5.º aniversário do Turismo Industrial de São João da Madeira, foi dinamizada uma ação simbólica e participativa que ligou memória, criatividade e território: o projeto “Deixar Marca”.
Realizada a 14 de janeiro de 2017, esta iniciativa teve lugar num troço da Rua Oliveira Júnior, junto à Torre da Oliva e ao Museu da Chapelaria, dois polos centrais dos Circuitos pelo Património Industrial.
Com o apoio da comunidade e a participação ativa de funcionários das empresas e instituições parceiras, esta emblemática rua – antiga Estrada Nacional n.º 1 – ganhou nova vida através da pintura de stencils alusivos à indústria, como rodas dentadas, símbolos da engrenagem produtiva que moldou a identidade local.
A escolha do local não foi por acaso. A rua homenageia Oliveira Júnior, figura central do empreendedorismo sanjoanense e fundador da Empresa Industrial de Chapelaria. Hoje, esse legado é preservado e partilhado com o público através do museu que ocupa o antigo edifício fabril.
Com esta ação, o Turismo Industrial pretendeu celebrar as marcas deixadas por milhares de trabalhadores e empresas, mas também deixar uma nova marca física na cidade, convidando todos a pôr “as mãos na tinta” e contribuir para transformar esta artéria na rua mais industrial de São João da Madeira.
Mais do que uma intervenção artística urbana, “Deixar Marca” é uma homenagem coletiva à força do trabalho, da memória e da identidade de uma cidade que, ao longo de mais de um século, soube reinventar a indústria como experiência cultural e turística.
Projeto desenvolvido pelo Turismo Industrial de S. João da Madeira.