O projeto “Dança nas Fábricas” é uma iniciativa do Turismo Industrial de São João da Madeira, promovida no âmbito do Festival “A Cidade Dança”, em colaboração com a companhia artística Play False. Este projeto transforma os espaços industriais da cidade em palcos vivos de experimentação coreográfica e encontro sensorial, onde a dança contemporânea dialoga com o ambiente fabril, os seus sons, ritmos e gestos repetitivos.
Através de criações site-specific, os intérpretes ocupam áreas de produção, armazéns, linhas de montagem ou oficinas, interagindo com os trabalhadores, visitantes e elementos do espaço, gerando momentos poéticos que desafiam a perceção tradicional do local de trabalho.
“Dança nas Fábricas” tem como propósito aproximar a criação artística da realidade industrial, promovendo novas leituras sobre o corpo, o movimento e o território. Através da colaboração com a companhia Play False, que explora uma linguagem coreográfica contemporânea, o projeto introduz camadas de memória, simbolismo e sensibilidade no coração da indústria.
Esta iniciativa assume-se como mais uma expressão do compromisso do Turismo Industrial em valorizar o património imaterial da cidade, promovendo experiências culturais transformadoras, que ampliam o sentido de pertença e ativam novas formas de habitar, sentir e contar o espaço industrial.
Projeto promovido pelo Turismo Industrial de São João da Madeira, no âmbito de A CIDADE DANÇA, um evento na área da dança com curadoria de São Castro, promovido pelo Município de São João da Madeira em parceria com a Play False | associação cultural.