Um espaço vivo para preservar, investigar e partilhar a identidade industrial dos territórios.
O futuro Centro de Memórias da Indústria de São João da Madeira (CMI), da responsabilidade da Unidade de Turismo da Câmara Municipal de São João da Madeira é um projeto estruturante que nasce da vontade de preservar, interpretar e valorizar o legado industrial da cidade-fábrica, reunindo num espaço físico e digital as histórias, os objetos, os documentos e os testemunhos que moldaram a identidade deste território singular.
Mais do que um centro de documentação, o CMI propõe-se ser um laboratório de memória e criação, onde se cruzam metodologias de investigação científica e práticas artísticas contemporâneas, sempre com uma forte componente participativa e colaborativa. O projeto aposta no envolvimento ativo da população, com especial atenção a grupos muitas vezes excluídos dos processos de criação e produção de conhecimento, ao mesmo tempo que constrói uma rede de parcerias com instituições, investigadores e artistas nacionais e internacionais.
A missão do Centro de Memórias da Indústria estrutura-se em torno de quatro eixos de ação fundamentais:
Recolha e Arquivo – Constituição de um acervo representativo do património material e imaterial da indústria local.
Pesquisa e Investigação – Desenvolvimento de projetos científicos, históricos e artísticos com impacto territorial.
Pensamento, Criação e Reflexão – Promoção de dinâmicas de criação crítica e artística em diálogo com a memória industrial.
Difusão, Partilha e Devolução – Devolução pública do conhecimento produzido, através de exposições, publicações, programas educativos e outras ações acessíveis e envolventes.
O projeto iniciou-se com a implementação do Eixo 1, através da criação de um arquivo de história oral, desenvolvido no âmbito do Projeto “Dias da Memória em São João da Madeira” (ver vídeo). Esta iniciativa convida a comunidade a partilhar as suas memórias e experiências de vida e trabalho no setor industrial, através de sessões públicas de recolha de testemunhos, digitalização de documentos e objetos pessoais, e criação de uma base de dados viva e acessível. Os Dias da Memória têm sido momentos de encontro intergeracional, valorizando o papel de cada cidadão na construção da história coletiva da cidade.
Na vertente da difusão, o CMI tem vindo a colaborar com projetos de investigação que culminam em exposições temporárias, publicações e outras formas de partilha pública, fortalecendo a ligação entre a memória e a criação contemporânea.
O recurso a metodologias colaborativas e interdisciplinares contribui para o desenvolvimento de massa crítica e capacitação humana, promovendo a coesão social e estimulando a economia local, ao mesmo tempo que valoriza a atividade científica, artística e cultural como motor de transformação.
O Centro de Memórias da Indústria afirma-se, assim, como uma plataforma de conhecimento, identidade e futuro, contribuindo para o reforço da atratividade turística e cultural de São João da Madeira, e consolidando o seu posicionamento enquanto referência nacional no domínio do turismo industrial e da valorização do património contemporâneo.