O desenvolvimento de uma oferta turística diferenciadora, ancorada em ativos dos territórios, é o objetivo do Turismo de Portugal com o Programa de Estruturação da Oferta de Turismo Industrial. Este programa, em alinhamento com a Estratégia 2027, vem reforçar a atratividade dos territórios de baixa densidade e captar mercado nacional e internacional, ao longo de todo o ano.
O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal através do incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração e a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais que proporcionem aos visitantes experiências relacionadas com os processos de produção, ou com o seu passado histórico e cultural. São já várias as empresas e também municípios de todo o país que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial, contribuindo assim para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade.
Assim, o turismo industrial permite diferenciar a oferta turística de determinados territórios, incluindo aqueles de interior, através da valorização e partilha de aspetos identitários que conferem autenticidade à experiência.
A dinamização do Programa tem vindo a ser feita através do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, através de uma atuação concertada com os parceiros das várias regiões turísticas, públicos e privados, privilegiando assim uma abordagem nacional de networking , tendo como objetivo a consolidação desta oferta e a sua promoção junto de mercados internacionais.
Trata-se de uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal e integra várias entidades: as 5 Entidades Regionais de Turismo; a Direção Regional de Turismo dos Açores; a Associação Portuguesa de Património Industrial; o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, os projetos privados: Fábrica Vista Alegre e New Hand Lab, e representantes de 7 municípios: São João da Madeira, V.N. de Famalicão, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, Vila do Conde, Vale de Cambra e Marinha Grande.
// Recursos
Destaca-se o levantamento e caracterização dos recursos associados à indústria viva e património industrial, estando identificados 217 recursos com as condições de visitação necessárias para serem promovidos como uma oferta relevante que contribui para enriquecer a experiência turística nos territórios.
// Promoção e venda
Realização de ações de promoção da oferta de turismo industrial no mercado nacional e internacional com o apoio das Entidades Regionais de Turismo e Agências Regionais Promoção Turística.
// Estruturação do produto
Salienta-se o trabalho desenvolvido com vista à capacitação dos agentes, na melhoria das condições de visitação, e na identificação de programas e circuitos para venda a turistas nacionais e internacionais.
Destaque para o Guia de Boas Práticas que visa contribuir para a implementação de serviços de qualidade comuns a todos os serviços abrangidos pelo turismo industrial e que identifica os requisitos a considerar na implementação das visitas; as várias ações de capacitação e webinars, fundamentais para dar a conhecer a oferta de turismo industrial existente e potencial, partilhar experiências e conhecimento nacionais e internacionais que confirmam a pertinência e a procura deste produto.
As duas edições da Formação Executiva em Turismo Industrial na Academia Digital e a iniciativa nacional À Descoberta do Turismo Industrial, foram essenciais para dar visibilidade à rede nacional de oferta de turismo industrial.
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