O projeto do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres foi inspirado como milagre, no calor da emancipação municipal, por um dos pioneiros desta emancipação, o Pe. Doutor Serafim Leite, e levado a efeito por Jacinto de Matos e por um punhado de fervorosos jovens bairristas. A bênção e o lançamento da primeira pedra do santuário ocorreram em 4 de novembro de 1934, sendo que tanto a construção do santuário quanto a do parque circundante foram financiadas por doações da comunidade de S. João da Madeira.
Este parque, o mais antigo da cidade, destaca-se como um apreciado espaço urbano, oferecendo um circuito de manutenção, uma ciclovia e diversas áreas de lazer, como o parque das merendas, o parque infantil, a sala de chá, e vários recantos ajardinados com bancos de descanso, um lago e uma ponte.
Atualmente a gestão do Parque Nossa Senhora dos Milagres está ao encargo da Junta de Freguesia, cujo o objetivo é transformar o Parque N.ª S.ª dos Milagres num espaço de convívio e lazer para os residentes de S. João da Madeira e os seus visitantes. Isto será alcançado através da adequada manutenção de espaços e equipamentos, incentivando ações que impulsionem o mercado social de emprego e promovendo atividades culturais e desportivas que proporcionem uma experiência agradável junto à natureza.
Morada:
R. São João de Brito 270 3700, São João da Madeira
Contacto:
Parque N.ª S.ª dos Milagres
256 200 540 || geral@fsjm.pt
Santuário N.ª S.ª dos Milagres
256 822 396 || 924 008 988