Em 1925, António José Pinto de Oliveira fundou a empresa Oliveira, Filhos & Cª. Ldª dedicando-se a criar um verdadeiro Império do Ferro que produziu os mais diversos produtos metalúrgicos, nomeadamente, equipamento para a indústria da chapelaria, máquinas de costura, tubos para canalizações, fogões em ferro fundido, ferros de engomar, salamandras, banheiras, entre muitos outros.
Homem de grande visão estratégia, António José Pinto de Oliveira irá apostar na sólida formação dos seus quadros, numa política de bons salários acompanhada de interessantes estratégias de utilização eficiente da mão-de-obra e na racionalização do espaço da fábrica, quer do ponto de vista arquitetónico, quer do ponto de vista do layout das secções.
A empresa tornou-se verdadeiramente conhecida, em Portugal e no estrangeiro, através da máquina de costura OLIVA e de um arrojado plano de comercialização com grandes e luminosos reclamos publicitários da marca.
Atualmente encerrada, alguns dos seus edifícios foram adquiridos pelo município e, hoje, a Torre da Oliva é casa de uma exposição permanente dedicada à história da empresa, o Núcleo Histórico da Oliva que se encontra no 1º andar deste emblemático edifício.
A Torre da Oliva, passou a integrar o roteiro dos Circuitos pelo Património Industrial de São João da Madeira, reforçando ainda mais a sua diversidade e atratividade com este Núcleo Histórico da Oliva. A visita ao Circuito do Ferro – inicia no edifício da Torre, com a apresentação da história da fábrica, seguindo uma visita às instalações da chamada Zona 2 desta antiga Oliva, agora reabilitada enquanto Oliva Creative Factory, – um imenso espaço vocacionado para as indústrias criativas e culturais.
Este circuito termina com uma visita livre ao Centro de Arte Oliva, um espaço dedicado a exposições de arte bruta e contemporânea.
É permitido fotografar
Parque de estacionamento disponível
Acessibilidade parcial
Conteúdos multimédia disponíveis