Agende a sua visita ao Turismo Industrial e saia transformado desta experiência.
Os Circuitos pelo Património Industrial são um projeto único, a nível nacional, devido ao seu modelo de gestão inovador.
As visitas às diversas fábricas e instituições parceiras do projeto são cuidadosamente agendadas e programadas pela Central de Reservas do Welcome Center do Turismo Industrial. Em todos os pedidos de visita é elaborada uma proposta personalizada à medida de cada pedido, levando em consideração as preferências do visitante, as características do grupo e as motivações por detrás da sua visita.
Após a validação da proposta do programa pelo visitante a Central de Reservas inicia o diálogo com as suas instituições parceiras para agendar a sua visita. Essa relação de proximidade entre a Central de Reservas e os parceiros permite estar atualizado sobre qualquer alteração nos horários de receção dos visitantes, atividades internas ou períodos em que as instituições não estejam abertas para visitas.
Dessa forma, garantimos um serviço de qualidade e excelência, proporcionando aos visitantes uma experiência única e enriquecedora pelos Circuitos pelo Património Industrial de São João da Madeira.
Alterações ou cancelamento de visitas deverão ser comunicadas 48h antes da data da visita. A não comunicação do cancelamento ou a alteração do número de visitantes, pode implicar:
- Caso o número de visitantes seja menor: o pagamento total do número indicado inicialmente;
- Caso o número de visitantes seja maior: a inviabilização da visita ao número de visitantes excedentes ao número indicado inicialmente.
O pagamento deve ser efetuado, preferencialmente, por transferência bancária, até 48h antes da visita.
Caso o número efetivo de visitantes seja inferior ao número de entradas pagas previamente, o Município de São João da Madeira fará a devolução da diferença, se indicada até 48h antes da visita, e quando o valor for igual ou superior a 15€.
O transporte entre os locais de visita é da responsabilidade do grupo.
Caso recorra aluguer de autocarro, a capacidade do mesmo não deve ser superior a 55 lugares nem ultrapassar os 15 metros de cumprimento, de forma a poder circular em em segurança em todas as vias da cidade e não comprometer o programa da visita.
Os motoristas devem ser informados previamente de todas as deslocações a realizar entre o ponto de chagada no Welcome Center e os locais de visita.
O responsável deve agilizar a divisão do grupo, conforme indicado no email enviado com o programa final.
De forma a não causar distúrbios dentro das empresas, e para que se possa proporcionar uma experiência rica e agradável, deve ainda ser do conhecimento de todos os visitantes as seguintes normas de conduta:
- Respeitar o guia, o espaço de visita, os funcionários e os demais visitantes;
- Respeitar a sinalética que se encontra no local de visita, por exemplo: normas de higiene e segurança, proibição de tirar fotografias e filmagens, etc.;
- Seguir sempre pelo trilho que identifica o circuito ou as indicações do guia;
- Colaborar para a fluidez do circuito acompanhando sempre o grupo e o guia;
- Evitar fazer ruído nos locais de visita, especialmente, em áreas administrativas;
- Devem manter os locais tal como os encontraram;
- Por razões de segurança, não é permitido tocar em nenhum objeto, máquina ou equipamento sem autorização prévia do guia.
- Para a resolução de algum problema deverá dirigir-se diretamente ao guia.
Caso o grupo não se comporte de acordo com estas normas de conduta, correrá o risco de ver a sua visita cancelada, mesmo que esta já se tenha iniciado.
O grupo deve dirigir-se ao Welcome Center do Turismo Industrial – situado na Torre da Oliva - e o responsável pelo grupo deve identificar-se e confirmar o número total de visitantes.
Deve fazer-se acompanhar da credencial identificativa dos docentes que acompanham o grupo, para usufruírem de entrada gratuita.
O grupo já deve estar dividido em grupos mais pequenos (se indicado previamente), para facilitar a entrega dos materiais necessários às visitas (vestuário e aparelhos áudio) e agilização da visita.
Após a receção, o grupo será acompanhado pelos guias aos locais de visita, sendo, todas as deslocações necessárias, efetuadas no transporte dos visitantes.
No final das visitas, o grupo deve sempre regressar ao Welcome Center do Turismo Industrial para devolução dos materiais usados nas visitas.
É de extrema importância o cumprimento dos horários acordados para uma plena realização da visita ou atividade marcada.
É obrigatório o acompanhamento de 1 professor/adulto por cada grupo de 10 alunos, sendo este, o responsável pelo comportamento do grupo durante a visita.
O responsável pela marcação da visita deve verificar as condições de visita dos locais que pretende visitar, uma vez que, nem todos são acessíveis a visitantes com mobilidade reduzida.
É obrigatório pessoas com cabelo comprido entrarem nas empresas com este amarrado.
É obrigatória a utilização de sapatos seguros e antiderrapantes, tendo em conta a necessidade de colocação de biqueiras de aço em algumas empresas.
Não recomendamos a utilização de sapatos brancos durante as visitas, principalmente quando inclui a fábrica Viarco ou calçado com plataforma e saltos altos.