Apesar de ter apenas 7,94Km quadrados, a cidade ocupa um lugar de destaque no tecido empresarial Português, com um especial relevo para indústria do calçado. Não se fica, no entanto, por aqui, a sua grande diversidade empresarial faz de São João da Madeira um exportador mundial de referência em Portugal. Isto é fruto do dinamismo e inovação de uma população flutuante e residente próxima das 50 mil pessoas, que formam assim a segunda maior cidade do distrito de Aveiro e um importante centro urbano da Área Metropolitana do Porto.
A “Cidade do Trabalho” ou a “Capital do Calçado”, dois nomes que se associam a São João da Madeira, tenta agora ser uma referência em termos de qualidade de vida, implementando os conceitos de centralidade, modernidade e inovação aos seus habitantes.
São João da Madeira oferece um conjunto de patrimónios de relevo, desde um interessante Património Arqueológico Industrial, passando pelo Religioso, Natureza, Arquitetónico e Cultural. A cidade conta ainda com uma agenda cultural e de lazer vasta e diversificada ao longo de todo o ano, o que a torna atrativa em termos turísticos e de investimento.
Com vestígios das civilizações Celta, Romana, Árabe e Visigótica, sabe-se que o agregado populacional remonta a tempos longínquos, no entanto só em 1088 é que aparece, pela primeira vez, referenciado em fontes escritas.
Foi com a revolução industrial do século XIX que São João da Madeira registou um grande crescimento. Inicialmente, com a indústria chapeleira e dos laticínios e, mais tarde, com a importante indústria do calçado. Em 1888, foi inaugurada a igreja nova da cidade e, em 1908, o Rei D. Manuel II inaugurou a Linha de Caminho-de-Ferro do Vale do Vouga, que ainda hoje serve a localidade de São João da Madeira.
O progresso foi continuado com a construção de estradas, o abastecimento de energia elétrica, a construção de um hospital e ainda o aparecimento do Grupo Patriótico Sanjoanense, que contribuiu de forma importante para o progresso local, que culminou com a passagem a concelho em 1926.
Mais tarde, em 1984, São João da Madeira é elevado a estatuto de cidade, fruto das mais diversas conquistas económicas e realizações arquitetónicas, desportivas, sociais, culturais, urbanísticas, continuando a sua evolução até aos dias de hoje.
Explore o coração de São João da Madeira, onde as ruas e os paralelepípedos levam a descobrir a identidade de um povo conhecido pelo seu saber fazer e empreendedorismo.
Deixe-se levar pelas ruas que contam a história da chapelaria e de tantas outras artes que foram insurgindo neste território conhecido pela sua fértil mão de obra qualificada.
Em São João da Madeira existem três parques verdes que assumem particular relevo e importância na memória coletiva.
São equipamentos municipais que pertencem a momentos e contextos distintos na história da construção da cidade , mas de inegável valor cultural, patrimonial e ambiental.
O maior situa-se paredes meias com uma das zonas industriais da cidade, acompanhando o principal curso de água que
atravessa o território sanjoanense.
Trata-se do Parque Urbano do Rio Ul, que convida à fruição da natureza, a caminhadas e atividades desportivas, ou simplesmente a momentos de descanso e contemplação.
É também um espaço para reavivar a história e estórias, para conhecer o património natural e cultural, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem e experimentação.
Com uma assinalável biodiversidade, o Parque Urbano do Rio Ul tem mais de 2000 árvores e quase 60 espécies de peixes, anfíbios, répteis, mamíferos e aves.
São João da Madeira vive intensamente o Desporto.
É uma cidade extremamente orgulhosa da sua história desportiva, coincidindo em parte com a história do desporto nacional, nas modalidades tradicionais, tais como o hóquei, o andebol, o atletismo, o futebol, o basquetebol.
É considerado, desde 2017, "Município Amigo do Desporto", a campanha da câmara municipal "Respeite o Seu Filho" foi galardoada com o prémio "Medida Desportiva do Ano 2019" e o Instituto Português do Desporto e da Juventude atribuiu ao nosso Concelho, em 2019, a "Bandeira da Ética" no âmbito Plano Nacional para a Ética no Desporto.
Desde as suas origens, os sanjoanenses sempre demonstraram uma cultura desportiva vanguardista, com inúmeras histórias de sucesso e resultados excecionais alcançados ao longo do tempo, coletivamente e individualmente.
Os equipamentos municipais destinados à prática desportiva apresentam-se, na maioria dos os casos, como os principais espaços que os clubes possuem para a captação e formação de atletas e, de igual modo, como únicos locais para desenvolverem competição.
A rede de infraestruturas desportivas do Concelho de São João da Madeira carateriza-se não pela existência de 84 instalações desportivas, mas também pela sua diversidade, disponibilizando ainda um vasto conjunto de infraestruturas de prática livre, dinamizando desta forma a atividade física de caráter informal.
O desporto, em última instância, é promovido pelo município como via para a melhoria da qualidade de vida e fator de desenvolvimento económico, turístico, cultural, saúde, educacional e ambiental.