O Centro de Arte Oliva é tutelado pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, no âmbito de um plano alargado de reabilitação de parte dos edifícios da extinta metalúrgica e fábrica Oliva e da sua reconversão em projeto cultural.
É um local para o contacto, conhecimento e interpretação das artes visuais dos séculos XX e XXI e a única instituição do país a trabalhar regularmente com arte contemporânea e arte bruta/outsider. Através da sua atividade estruturada nos projetos de exposição, programa educativo e iniciativas colaborativas, procura tornar vital, acessível e participada a relação de todos com as artes.
O Centro de Arte Oliva alberga duas coleções particulares em regime de depósito a longo prazo.
A Coleção de Arte Moderna e Contemporânea Norlinda e José Lima que incorpora aproximadamente 1200 obras de arte da autoria de 250 artistas portugueses e cerca de outros tantos internacionais.
A Coleção de Arte Bruta/Outsider Treger/ Saint Silvestre que integra cerca de 1500 obras de cerca de 350 autores de distintas nacionalidades.
Ambas as coleções são resultado de quarenta anos de colecionismo ininterrupto e, embora sejam bastante distintas na sua orientação, partilham uma relevância ímpar no panorama nacional.
Para além das exposições realizadas a partir das coleções residentes, o Centro de Arte Oliva dá particular atenção aos cruzamentos das artes visuais com outros domínios da criação (como o cinema, dança, design e arquitetura) e a projetos que apresentam novas narrativas, interpretações e contributos à história da arte. Desta forma privilegia, no seu programa de exposições, projetos que contribuam para ampliar a diversidade da programação das artes visuais no território nacional.
É permitido fotografar
Parque de estacionamento disponível
Acessibilidade total
Tem conteúdos multimédia disponíveis